sábado, 4 de outubro de 2008

Saramago e Blindness



"Washington - A Federação Nacional norte-americana de Cegos considera que o filme «Ensaio sobre a cegueira» apresenta deficientes visuais como monstros. Para a estreia da obra estão já marcados vários protestos.
O escritor José Saramago, autor da obra, rejeitou a existência de uma polémica envolvendo o filme, baseado no livro do prémio Nobel português. «Uma polémica necessita de dois interlocutores», disse hoje Saramago, em declarações à TSF.«É uma associação, ou associações de cegos que decidem, em primeiro lugar, ter uma opinião sobre um filme que não viram - e isso infelizmente, sobretudo para eles, que não podem ver. Alguém lhes terá dito que o filme é violento, que os cegos se portam mal, e eles reagem de uma maneira absolutamente, enfim, não sei como chamar-lhe», disse Saramago.«A estupidez não escolhe entre cegos e não cegos. É uma manifestação de mal humor, assente sobre coisa nenhuma, e pronto, acabou, nada mais», acrescentou ainda o autor português, referindo-se aos protestos dos invisuais norte-americanos.O filme do realizador brasileiro Fernando Meirelles é classificado de «ofensivo» pelos cegos norte-americanos que organizaram piquetes sincronizados nas salas de cinema de pelo menos 21 Estados norte-americanos, em especial nas sessões nocturnas.O presidente da Federação, Marc Maurer não aceita que o filme retrate os cegos «como monstros», o que considera «assustador». Nem que reforce estereótipos incorrectos, como o de que os cegos não podem tomar conta de si próprios «Nós enfrentamos uma taxa de 70 por cento de desemprego e outros problemas sociais porque as pessoas acham que não podemos fazer nada. E o filme não ajuda a melhorar a situação», alertou.Para o escritor, «tanto o livro como a sua adaptação cinematográfica são perfeitamente actuais, sobretudo nestes dias agitados que se vivem nos Estados Unidos».«Ensaio sobre a cegueira» retrata uma estranha epidemia de cegueira branca que gera o caos no seio de uma comunidade, com o instinto de sobrevivência a sobrepor-se à civilização. O filme, que conta com a interpretação de Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal, foi apresentado pela primeira vez em Maio, na abertura do Festival de Cinema de Cannes e tem estreia marcada em Portugal para 13 de Novembro."
http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=16476
Vou ser muito sincera, Ensaio sobre a Cegueira foi o único livro que eu li que me marcou até hoje.
Não me parece que toda esta polémica tenha razão de ser, mas para não cair no mesmo erro de quem está a fazer as críticas, tenho de ver o filme primeiro para me pronunciar. Contudo, se o filme é minimamente fiel ao livro não faz os cegos parecerem monstros mas sim pessoas que adquirem capacidade de sobrevivência da forma que podem. Ou seja, pessoas com poder de ultrapassar uma situação completamente caótica. Eu achei o livro genial, penso que o filme também deve ser bom, mas só vendo, e está claro que nem todos gostam do mesmo e cada um vê as coisas a seu modo - mesmo sendo cego.

Sem comentários: